28/06/2016

EU TAMBÉM ESTUDEI EM COLÉGIOS PÚBLICOS...DE DAR ORGULHO...!!!(LEIAM E VEJAM COMO E PORQUE ELES DESTRUÍRAM O ENSINO PÚBLICO)...!!!#VergonhaBrasil



Quero que o meu neto leve olé do neto do Estevão.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Por Mario Sabino
Eu estudei em #EscolaPública do quarto ano ao primeiro colegial. Ou seja, de 1971 a 1976. Fui para a escola pública depois que a separação dos meus pais empobreceu a minha #mãe; voltei para a #escola particular depois que o meu pai, casado pela segunda vez, parou de brigar com a minha mãe — e a escola pública havia começado a se tornar um lixo completo.

As duas escolas públicas que tive a oportunidade de frequentar contavam com excelentes professores, laboratórios bem equipados, bibliotecas decentes e quadras de esporte impecáveis. Eram exceções num universo incomparavelmente melhor do que o de hoje. #Filho de #médico, eu convivia com filhos de #empregadas domésticas, #pedreiros, #feirantes, #comerciários, #garçons e, imagino, #desempregados. #Branco, eu convivia com outros #brancos, #negros, #mulatos, #cafuzos e #asiáticos. Bom corredor, no pega-pega, eu levava olé do Estevão, primogênito de uma lavadeira.

Nossos filhos não tiveram nem terão semelhante experiência. Mesmo que ocorram vicissitudes familiares como as que marcaram a minha infância, sempre haverá um tio pronto a evitar a “tragédia” de os sobrinhos serem obrigados a sair do sistema privado de ensino. Escola pública, para a classe média, agora é ameaça de castigo para quem tira notas ruins: “Se não se emendar, mando você para uma escola #estadual!”. Virou lugar para #vagabundos.

A #falência total da escola pública não é só fruto do descaso, mas de uma política desenhada para o seu aniquilamento — que, paradoxalmente, se acentuou com a #redemocratização do país. Destruiu-se a escola pública para enriquecer empresários que, em geral, oferecem ao povão um ensino ruim envernizado por instalações físicas razoáveis. Destruiu-se a escola pública e, com isso, fortaleceu-se a pedagogia esquerdista que prega a desordem, não o progresso. Resultado: quedas contínuas no desempenho dos #alunos brasileiros nos exames internacionais e da produtividade dos nossos trabalhadores de qualquer nível.

Não haverá democracia no #Brasil enquanto não houver escola pública de boa qualidade para todos, inclusive os seus descendentes. Não apenas porque ela oferecerá chances iguais a pobres e ricos, mas porque possibilitará a queda do enorme muro que separa as classes sociais. É preciso que ricos possam brincar com pobres no recreio; é preciso que pobres possam brincar com ricos no recreio — e, juntos, aprendam o que vale a pena a ser aprendido em sala de aula. E, juntos, deixem de ter medo uns dos outros. E, juntos, prosperem e construam uma nação.

Eu quero que, no pega-pega, o meu neto leve olé do neto do Estevão.

https://bay182.mail.live.com/?tid=cmcuo1U6c85hGJQQAiZMJIyA2&fid=flinbox





Nenhum comentário:

Postar um comentário