SOBRE A NANOTECNOLOGIA...
==================================================================
A 29 de Dezembro de 1959, Richard Feynman (1918-1988), prémio Nobel da Física em 1965, proferiu uma palestra intitulada «There's Plenty of Room at the Bottom - an Invitation to Enter a New Field of Physics»(UM CONVITE PARA ENTRAR EM UM NOVO CAMPO DA FÍSICA), em que desafiava os mais optimistas a irem ainda mais longe, ou mais fundo, na exploração da matéria.
A separação média entre os átomos de uma molécula ou de um material sólido é menor do que um nanómetro, ou seja, 0,000000001 metros. Entre átomos e moléculas, o vazio era, para um Feynman profético, um enorme espaço de ação, onde novas tecnologias permitiriam manipular a matéria, adaptando as suas propriedades para novas aplicações. Agora, cinquenta anos passados, a nanotecnologia faz parte das nossas vidas.
No Centro de Física da Universidade do Minho, a investigação desenvolvida vai desde a compreensão dos fenômenos associados à visão até ao estudo, desenvolvimento e produção de materiais à nanoescala, recorrendo a variadas técnicas de observação e modernas tecnologias, como o microscópio electrônico ou o microscópio de força atômica, por exemplo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
(Extraído do Ciência Hoje...).
Nenhum comentário:
Postar um comentário